quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Turismando no Vale de Aosta


Com o objetivo de explorar a Itália de norte a sul, faltava-me ainda essa linda e surpreendente região: o Vale de Aosta (Valle d'Aosta). Trata-se da menor região italiana, localizada ao noroeste da Itália, no meio aos Alpes, cercada por quatro das mais altas montanhas em toda a Itália e Europa (Monte Branco, Cervino, Monte Rosa e o Maciço do Grande Paraíso).





O destino escolhido, com um grupo de amigos, foi Cervinia e, em pleno verão europeu, enquanto todos partiam em direção ao mar, seguimos na direção oposta em busca dos ares frescos fresquíssimos da montanha.





Cervinia é uma pacata e tranquila vila de montanha cheia de atrações, principalmente durante o inverno, por oferecer uma enorme área esquiável. A oferta de restaurantes, bares e discotecas é grande, assim como a variedade de estrangeiros que por ali circulam. Gente de todo o mundo vem conferir a beleza estonteante dessa região italiana, que serviu como cruzamento das forças armadas e grandes rotas comerciais entre a França, Suíça e Itália, e ainda conserva vestígios de seu passado.



De Milão a Cervinia foram 2h30 de carro. O Vale de Aosta faz fronteira ao norte com a Suíça (Cantão Valais), a oeste com a França (departamento de Alta Saboia e de Saboia na região Ródano-Alpes), ao sul e a leste com o Piemonte (província de Turim, província de Biella, província de Vercelli). O que explica o fato de a paisagem ser uma mistura de Itália, com predominância suíça e sotaque francês (Inclusive, a população é bilingue frances - italiano). A economia local está ligada ao turismo e à produção de gado e produtos lácteos, como o queijo Fontina, com o qual se prepara um delicioso fondue. Nas regiões próximas às montanhas, produz-se também um excelente vinho. Resumindo, seja qual for a época escolhida para visitar a região, vale muito a pena experimentar a culinária local.


 

Clima

Mesmo sendo verão, ainda era possível admirar a espetacular vista sobre as agulhas negras cobertas de neve fulgente. O verão na região é muito fresco (encontramos algo entre 16 e 20 graus), o que foi uma ótima alternativa para fugir do calor abafado e massacrante comum nessa estação em todo território italiano e, principalmente, nas grandes cidades. Mas, atenção, o clima típico do Vale de Aosta é de inverno alpino e verão fresco. A mínima média é entre -10 e -12°C e as temperaturas esperadas durante o inverno são em torno de -15°C, embora durante a madrugada se registre mínimas bem abaixo desse valor durante os períodos mais intensos de geada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário